Siran
Notícias

28/05/2022- Provas equestres abertas ao público são realizadas em Araçatuba


Neste final de semana (28 e 29) tem evento equestre aberto e gratuito para o público no recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP). Trata-se da 3ª Etapa do 10º Campeonato do NNPQM (Núcleo Noroeste Paulista do Quarto de Milha). A entrada do público é pelo portão 11. 
 
Hoje, as competições na modalidade ranch sorting ocorrem na Arena 2, das 8h às 18h. O evento será disputado em 18 categorias, por aproximadamente 500 duplas inscritas. Amanhã, é a vez das competições de team penning, das 9h às 11h. A expectativa da organização é reunir em torno de 130 competidores.
 
O diretor do SIRAN, João Mário Geralde, que é competidor de ranch sorting e entusiasta dos esportes equestres, destaca que as duas modalidades têm em comum um componente familiar. “Tanto o ranch sorting quanto o team penning são modalidades de rodeio que despertam muito o interesse de famílias de produtores rurais que descobrem a oportunidade de atuar em conjunto. Da mesma forma, famílias que vierem acompanhar as provas encontrarão no recinto um clima amistoso, além de restaurante com opções de porções e bebidas, passando momentos agradáveis”, afirma Geralde.
 
As modalidades
 
A modalidade esportiva country ranch sorting foi criada entre 2006 e 2007, nos Estados Unidos. Consiste em uma versão esportiva de apartação de gado e deve ser praticada em duplas, em muitos casos, compostas por familiares. Os competidores participam em duplas e devem ordenar 10 cabeças de gado de acordo com a indicação numérica solicitada.
 
O termo team penning pode ser traduzido como time de apartação e consiste na separação de animais específicos de um rebanho. As equipes precisam ter três competidores que devem realizar a apartação de três bovinos em um período entre 60 e 90 segundos. Contudo, o tempo varia de acordo com a prova e a categoria, de maneira que pode chegar a ter até 120 segundos.  Os três cavaleiros deverão buscar entre 30 bovinos (divididos em 10 trios) os três animais com o número sorteado pela fotocélula no início.
 
Nas duas modalidades, vencem os competidores que conseguem organizar as cabeças de gado de acordo com esse número em menos tempo.
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades