Siran
Notícias

18/03/2022- Provas equestres abertas ao público serão realizadas no final de semana Araçatuba


Nesse final de semana (dias 19 e 20) tem evento equestre aberto gratuitamente ao público no recinto Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP). Trata-se da 2ª etapa do 10º Campeonato do NNPQM (Núcleo Noroeste Paulista do Quarto de Milha).
 
Amanhã, as competições na modalidade ranch sorting começam às 8h, na arena 2, e vão até 18h. O evento será disputado em 18 categorias, por aproximadamente 400 duplas. No domingo, é a vez das competições de team penning, das 8h às 11h. A expectativa da organização é reunir em torno de 150 competidores.
 
A entrada do público é pelo portão 11. Continuam valendo os protocolos de segurança contra a covid-19, como uso de máscara e álcool em gel, assim como evitar aglomeração.
 
Entusiasta dos esportes equestres e competidor de ranch sorting, o diretor do SIRAN, João Mário Geralde, destaca que as duas modalidades que serão disputadas têm em comum um componente familiar. “Tanto o ranch sorting quanto o team penning são modalidades de rodeio que despertam muito o interesse de famílias de produtores rurais que descobrem a oportunidade de atuar em conjunto. Da mesma forma, famílias que vierem acompanhar as provas encontrarão no recinto um clima amistoso, além de restaurante com opções de porções e bebidas, passando momentos agradáveis”, afirma Geralde.
 
As modalidades
 
A modalidade esportiva country ranch sorting foi criada entre 2006 e 2007, nos Estados Unidos. Consiste em uma versão esportiva de apartação de gado e deve ser praticada em duplas, em muitos casos, compostas por familiares. Os competidores participam em duplas e devem ordenar 10 cabeças de gado de acordo com a indicação numérica solicitada.
 
O termo team penning pode ser traduzido como time de apartação e consiste na separação de animais específicos de um rebanho. As equipes precisam ter três competidores que devem realizar a apartação de três bovinos em um período entre 60 e 90 segundos. Contudo, o tempo varia de acordo com a prova e a categoria, de maneira que pode chegar a ter até 120 segundos.  Os três cavaleiros deverão buscar entre 30 bovinos (divididos em 10 trios) os três animais com o número sorteado pela fotocélula no início.
 
Nas duas modalidades, vencem os competidores que conseguem organizar as cabeças de gado de acordo com esse número em menos tempo.
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades