Siran
Notícias

09/09/2022- Provas equestres encerram eventos agro da Expô


O último dia da Exposição Agropecuária de Araçatuba (Expô 2022) contará na parte rural da feira provas equestres de team roping. Esta é a primeira vez que a modalidade é realizada durante a feira, que está na sua 61ª edição. As competições começam ao meio-dia e seguem até as 19h de sábado (10), na arena 2 do maior e melhor complexo esportivo equestre da América Latina e um dos maiores do mundo. Cento e oitenta competidores fizeram 550 inscrições para a disputa de seis categorias (handicaps), superando a expectativa dos organizadores.

O diretor do Siran, Daniel Verdi, que também é um dos organizadores da competição, destaca a participação de 13 competidores colombianos. “Eles estão treinando em um haras da região e aproveitaram a oportunidade para competir, o que engrandece o evento”. Verdi ressalta que os vencedores vão dividir prêmios que somam R$ 35 mil em dinheiro, mais fivelas e brindes. 

O organizador também comenta que o evento é avulso e não conta pontos para outros torneios. “Estamos bastante satisfeitos com o resultado dessa primeira competição de team roping na Expô. Com apenas um dia e meio de divulgação já tínhamos superado a meta de inscrições. Com certeza, no ano que vem, o evento será muito maior”.

Além do team roping, a Expô também teve provas de ranch sorting, team penning e três tambores, que foram realizados no primeiro final de semana da feira. Na parte rural da exposição, o sábado também vai sediar o julgamento da raça Suffolk, durante XXIII Expovinos, a partir das 9h.

As modalidades
 
Team roping ou laço em dupla consiste em um boi e dois laçadores. O primeiro laçador é nomeado cabeceiro, porque ele tem que laçar a cabeça do boi, sendo o segundo chamado de pezeiro, que fica responsável por laçar os pés traseiros do animal. Vence a dupla que realizar a prova em menor tempo.

A modalidade esportiva country ranch sorting foi criada entre 2006 e 2007, nos Estados Unidos. Consiste em uma versão esportiva de apartação de gado e deve ser praticada em duplas, em muitos casos, compostas por familiares. Os competidores participam em duplas e devem ordenar 10 cabeças de gado de acordo com a indicação numérica solicitada.
 
O termo team penning pode ser traduzido como time de apartação e consiste na separação de animais específicos de um rebanho. As equipes precisam ter três competidores que devem realizar a apartação de três bovinos em um período entre 60 e 90 segundos. Contudo, o tempo varia de acordo com a prova e a categoria, de maneira que pode chegar a ter até 120 segundos.  Os três cavaleiros deverão buscar entre 30 bovinos (divididos em 10 trios) os três animais com o número sorteado pela fotocélula no início.
 
Nas duas modalidades (ranch sorting e team penning), vencem os competidores que conseguem organizar as cabeças de gado de acordo com esse número em menos tempo.

Nos 3 Tambores o objetivo dos é fazer o contorno em volta dos tambores que ficam na arena em forma triangular, à uma distância de 30 metros cada um. Ganha o competidor que fizer o percurso em menos tempo, pois o cronômetro é ligado quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida.
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades