Siran
Notícias

20/07/2020- Sebrae-SP e sindicatos rurais unem forças para aprimorar agronegócio de São Paulo


Qualificação, aumento da competitividade e geração de negócios. Os três pilares fazem parte da estratégia de atuação do Sebrae-SP e do Senar, por meio dos sindicatos rurais, para o aprimoramento do agronegócio do estado de São Paulo. As entidades uniram forças e vão capacitar mais de 35 mil produtores rurais no período de três anos. As primeiras turmas começam em agosto.

As duas entidades assinaram um contrato para a realização de capacitações coletivas utilizando a metodologia do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O trabalho será feito em conjunto entre os especialistas do Sebrae-SP e dos sindicatos rurais de cada cidade. Ao participar do programa, o produtor terá a capacitação técnica do Senar e todo o conhecimento de gestão dos especialistas do Sebrae-SP.

“Essa parceria vai dar instrumentos para que produtores e empreendedores rurais se reinventem, ganhem produtividade e rentabilidade e fortaleçam suas redes em tempos de pós pandemia. As soluções inovadoras serão fundamentais para fortalecer a integração com cadeia produtiva de alimentos e bebidas. Mais que resultados de receita, os resultados obtidos promoverão o processo de desenvolvimento das localidades, sempre respeitando a vocação da região”, afirma Tirso Meirelles, presidente do Sebrae-SP e vice-presidente do Senar-SP.

“Trata-se de um acordo muito importante para todas as instituições envolvidas e principalmente para o produtor rural. Há muito tempo, o SIRAN operacionaliza em sua região de atuação ações, cursos e programas juntamente com o Senar-SP e, eventualmente, também com o escritório regional Sebrae, em Araçatuba. Agora, isso é ampliado de forma significativa com a base de dados do Sebrae chegando a um número maior de agricultores, pecuaristas e trabalhadores rurais”, afirma o presidente do SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), Fábio Brancato.

O acordo prevê uma série de capacitações dos mais variados temas, como curso para agronegócios, de culinária regional e processamento de alimentos, programa para inclusão digital, cursos de liderança, motivação e relacionamento, e a realização da Feira do Produtor Rural.

A ideia é que o produtor participe de uma trilha de cursos, que inclui desde orientações online, consultorias individuais e coletivas e visitas técnicas. O programa também vai contemplar ações de acesso ao mercado. Os participantes poderão participar de rodadas de negócios e passar a fazer parte da cadeia produtiva de alimentos e bebidas, por exemplo.

Os interessados da região de Araçatuba podem entrar em contato com o Sebrae no WhatsApp (18) 99141-0090 ou com o Sindicato Rural no (18) 3607-7826 para receber as informações das turmas com inscrições abertas.

Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades