Siran
Notícias

26/10/2023- Segurança no uso correto de agrotóxicos é destaque no programa do Senar em Araçatuba


Quinze alunos participaram do curso Segurança no Uso Correto de Agrotóxicos, em Araçatuba (SP). A ação foi realizada em três dias divididos em 8 horas/aula, sendo foi ministrada pelo instrutor Carlos Cassiano. O programa é promovido pelo SIRAN, em parceria com o Senar-SP (Serviços Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo).


“Este curso é importante para os alunos, pois trata do manuseio correto e seguro dos defensivos agrícolas em conformidade com a norma reguladora. Falamos muito da segurança e saúde do aplicador, assim como dos cuidados com o meio ambiente”, destacou Cassiano. 

Foram abordados assuntos relacionados à segurança do aluno com o manuseio de agrotóxicos na área rural, os tipos de agrotóxicos, aditivos, adjuvantes, sintomas de intoxicação, medidas higiênicas, saúde, segurança e primeiros socorros, entre diversos outros temas.

O instrutor explicou que cada modulo é importante para que os trabalhadores e produtores rurais diminuam riscos na área rural. “Cada módulo da ação mostra como trabalhar em segurança a cada etapa, ressaltando que o trabalhador deve atuar corretamente no manuseio dos agrotóxicos, minimizando os riscos pertinentes ao trabalho rural."

Os interessados em participar das ações do SIRAN e do Senar-SP devem ligar ou enviar WhatsApp para a entidade, no telefone (18) 3607-7826 ou no celular (18) 98826-5100, e falar com Carlos Belluzzo ou Rebeca Cristine.

SIRAN

Criado em 25 de outubro de 1942, o SIRAN é fruto do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.

Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades