Siran
Notícias

12/03/2022- SIRAN abre inscrições para programa gratuito de apicultura


O SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) vai realizar em Araçatuba (SP), a partir em abril, o programa Apicultura – Produção de mel. Gratuita, com 12 vagas disponíveis, a ação é dividida em seis módulos, com 32 horas cada um, sendo realizado aos finais de semana. O programa conta com parceria da prefeitura de Araçatuba.

 

Para participar da sensibilização e fazer a inscrição, o interessado deve ligar ou enviar WhatsApp para o SIRAN, no telefone (18) 3607-7826 ou no celular (18) 98826-5100, e falar com Carlos Belluzzo.

 

As aulas serão ministradas pelo instrutor do Senar-SP, Edson Antônio Guarido Ribeiro. “No programa, a turma vai aprender a trabalhar com abelhas Apis melífera, que são abelhas com ferrão, a colher o principal produto, que é o mel, além de pólen, própolis e geleia real, e comercializá-los. Hoje há uma grande procura por esse produto, então o programa também é uma forma dos produtores agregarem valores e aumentarem os rendimentos na propriedade”, explica Ribeiro.

 

O instrutor também destaca que o mercado é promissor para os produtos de apicultura. “Há uma procura muito grande pelo produto no mercado interno e pouca oferta. O produtor aprendendo essa nova profissão, de apicultor, terá condições de colocar o seu produto no mercado com um preço muito bom, o que fará com que ele aumente a receita”, afirma. No módulo 1, o tema é Implantação do apiário; módulo 2 – Produção de mel; módulo 3 – Produção de pólen; módulo 4 – Produção de rainhas e geleia real; módulo 5 – Produção de própolis; módulo 6 – Gestão e planejamento do apiário.

 

Com linguagens simples, os cursos priorizam a prática, aliando conhecimentos técnicos ao trabalho diário dos produtores e trabalhadores rurais. Os cursos oferecidos pelo SIRAN atendem às necessidades do homem do campo. Os temas são definidos pelas equipes profissionais dos parceiros envolvidos, alinhados com as demandas levantadas pelas Casas da Agricultura.

Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades