Siran
Notícias

25/05/2022- SIRAN e Organosolví firmam parceria


O SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e a Organosolví Fertilizantes acabam de firmar parceria. O contrato entre a entidade classista e a empresa tem prazo de duração de dois anos. Neste período, o sindicato vai fornecer à empresa a maravalha e dejetos resultantes dos eventos da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha), que servirão de matéria-prima para adubos produzidos pela empresa. Em contrapartida, a Organosolví disponibilizará preços diferenciados, revisados periodicamente e de acordo com a disponibilidade, para a aquisição dos seus fertilizantes por parte dos associados do SIRAN.

Pelo acordo, esta condição diferenciada aos filiados da entidade começa em junho e segue em julho deste ano, com a seguinte escala de descontos:

- Na compra de 100 a 500 toneladas (Ton) - 10%
- De 500 a 1000 Ton - 13%
- Acima de 1000 Ton - 16%

Passados os dois meses, as condições de desconto serão revisadas.

“Trata-se de mais uma ação do SIRAN em favor do associado. É este foco de todas as nossas ações. Estamos em contato com uma série de empresas e organizações públicas para disponibilizar ao produtor rural cada vez mais benefícios, o que, em última instância, fomenta o agronegócio e contribui de forma sustentável para o desenvolvimento regional”, afirma o presidente do SIRAN, Thomas Rocco.

Vale lembrar que a sustentabilidade vem norteando os esforços do sindicato. Tanto é assim que nos últimos meses, a entidade investiu em um sistema fotovoltaico para o fornecimento de energia solar ao recinto Clibas de Almeida Prado, e apresentou a primeira ação do programa de recuperação de APPs (áreas de preservação ambiental) Das Fontes à Foz.

Vantagens

A utilização de fertilizantes orgânicos compostos e organominerais traz inúmeros benefícios ao sistema solo-planta, de acordo com o Coordenador Comercial da Organosolví, Cesar Gutierrez. “Eles proporcionam aumento da Capacidade de Retenção de Água (CRA); aumentam a capacidade de troca catiônica (CTC), contribuindo na redução de perdas por lixiviação de nitrogênio e potássio; contribuem no aumento da matéria orgânica no solo, melhorando o desenvolvimento radicular e aeração; fornecem macronutrientes primários e secundários, assim como micronutrientes, que são elementos essenciais ao crescimento das plantas; substâncias húmicas, que influenciam diretamente a estrutura física, química e microbiológica do solo, assim como o metabolismo e crescimento das plantas”, detalha Gutierrez.   
                                                                                                                                                                                                                  
O executivo ainda explica que os fertilizantes orgânicos não devem ser vistos como alternativa momentânea, e sim, uma solução definitiva, sustentável e inteligente para o futuro da agricultura mundial. A adubação organomineral é uma mistura de compostos orgânicos com a complementação de fontes minerais. Pela alta quantidade de matéria orgânica, as perdas dos nutrientes como nitrogênio, potássio, fósforo ou ureia são reduzidas consideravelmente.

Além da economia imediata, o agricultor pode gastar ainda menos a longo prazo. Isso ocorre porque o adubo organomineral devolve vida ao solo e incentiva a proliferação de microorganismos e reestrutura o solo, que vai absorvendo melhor os nutrientes aplicados.

Organosolví

A Organosolví atua desde 2010, com a compostagem de resíduos e subprodutos orgânicos de agroindústrias e produção de fertilizantes orgânicos e organominerais de altíssima qualidade. A fábrica está localizada em Coroados (SP), possui área de galpão coberto de 27 mil m2, onde ocorre o processo de compostagem controlada. 

São formadas leiras com a mistura de subprodutos de origem animal e vegetal, respeitando-se blend ideal e criterioso processo de compostagem. O controle de qualidade baseia-se em parâmetros como temperatura, umidade e nível de oxigênio, para eliminação de patógenos e plantas daninhas e desenvolver um fertilizante orgânico seguro e de alta qualidade.

O processo de granulação e mais de 30 formulações do fertilizante organomineral são produzidos em um fábrica projetada para atender todas as normas de qualidade sanitária e ambiental, garantindo assim os padrões de qualidade que ajudaram a construir o nome da Organosolví ao longo dos anos.

O produto final pode ser entregue em sacaria de 50 Kg ou big bags, todas identificadas conforme padrão nacional. Os produtos são devidamente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e diferem quanto a sua forma e aplicação, sendo classificados como fertilizantes orgânicos farelados, granulados e condicionadores de solos.
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades