Siran
Notícias

21/09/2020- SIRAN e Senar fazem curso de processamento de carne suína


 O barracão da Estância São José, em Rubiácea, virou sala de aula e cozinha para receber os 10 participantes do curso Processamento Artesanal de Carne Suína, realizado por meio da parceria entre o SIRAN (Sindicato Rural da Alana Noroeste) e o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).


Na prioridade de quatro hectares do produtor rural José Meza, eles aprenderam a fazer a higiene pessoal, do ambiente e dos utensílios utilizados na ação; sistema de abate; cortes industriais; pesagem e adição de condimentos; processo de cura na geladeira; condicionamento, secagem e defumação.
 
Com o instrutor João Francisco Gomes o grupo aprendeu a produzir uma série de produtos defumados, como salame, lombo, copa, linguiça calabresa, linguiça portuguesa, linguiça toscana, codeguim, alheira, pururuca, presunto gordo, presunto magro e tender. Tudo é degustado ao gibão do curso.
 
“O objetivo é transferir conhecimento e capacitar os participantes. Em três dias, com oito horas de aula a cada dia, a gente ensina detalhadamente como manipular, obter maior rendimento e conservar os produtos à base de carne suína”, explica o instrutor.
 
O motorista e segurança José Aparecido de Oliveira resolveu fazer fazer o curso para complementar a renda. “Como na pandemia eu tô trabalhando menos, decidi vir para o curso para, de repente, ter outra atividade profissional. Gostei bastante do que aprendi e acho que vale muito a pena participar”, diz Oliveira.

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades