Siran
Notícias

01/11/2023- SIRAN e Senar realizam curso de artesanato com técnica macramê


Doze produtoras rurais de Gabriel Monteiro (SP) participaram do programa Artesanato com Fios Variados – Macramê, ação promovida por meio de parceria entre o SIRAN e o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo).


O curso foi ministrado pela instrutora Sonia Covolan, que contou com 48 horas/aula, divididas em seis dias com 8 horas diárias. “Todos os dias elas aprendem algo diferente no curso, entre técnicas e convecções de artesanatos. Assim, conseguem um desempenho excelente”, destacou Sonia.

A instrutora explica que no curso são ensinadas técnicas de confecção de artefatos artesanais com fios variados, execução de nós, tipos de matéria-prima, formas de higienização das peças, comercialização e entre várias outras.

“O objetivo é ensinar os participantes a confeccionar artefatos com fios variados, utilizando a técnica cujo nome advém do árabe e do turco (mahrama). Ensinamos nós básicos, tipos acessórios, peças decorativas e utilitárias, rendimentos e proporções de materiais e outras abordagens”, afirmou Sonia.

Os interessados em participar das ações do SIRAN e do Senar-SP devem ligar ou enviar WhatsApp para a entidade, no telefone (18) 3607-7826 ou no celular (18) 98826-5100, e falar com Carlos Belluzzo ou Rebeca Cristine.

SIRAN

Criado em 25 de outubro de 1942, o SIRAN é fruto do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.

Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.
Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades