Siran
Notícias

18/10/2023- Turismo rural é tema de programa do Senar em Buritama e Brejo Alegre


Qualidade nos empreendimentos turísticos rurais, tipos de clientes e as suas características, assim como os comportamentos dos turistas foram parte dos assuntos abordados no oitavo módulo do curso Turismo Rural – Atendendo e Encantando o Cliente, realizado entre os dias 09 e 11 deste mês, em Buritama e Brejo Alegre (SP). A ação promovida por meio de parceria entre o SIRAN, Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo) e as prefeituras municipais, contou com a presença de 35 alunos nas duas cidades.

 

“Preparar e ensinar o produtor a desenvolver atividades de turismo, proporciona valorização e agrega valor à propriedade rural. Na maioria das vezes, os alunos não conseguem identificar o potencial nas suas terras e o curso colabora para desmistificar essa visão neutra da propriedade”, destaca o instrutor do Senar e bacharel em turismo, Antônio Carlos Covolan.

 

O programa dispõe de ferramentas que são usadas pelos alunos para identificar a atividade turística ideal nas propriedades e como implantá-la, entre elas a observação do processo produtivo (ordenha, produção de hortaliças, criação de animais etc.), tipos de culturas, valorização do meio rural, colheita de frutas e outros alimentos, trilhas e caminhadas pela natureza e entre outras ações.

 

O curso será executado até dezembro, com 240 horas/aula, divididas em aulas mensais com 24 horas/aula, totalizando 10 encontros ao final do curso. “O que diferencia cada produtor rural é o seu empenho para oferecer ao visitante ou turista novas experiências e sensações”, destaca Covolan.

 

Os interessados em participar das ações do SIRAN e do Senar-SP devem ligar ou enviar WhatsApp para a entidade, no telefone (18) 3607-7826 ou no celular (18) 98826-5100, e falar com Carlos Belluzzo ou Rebeca Cristine.

 

SIRAN

 

Criado em 25 de outubro de 1942, o SIRAN é fruto do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.

 

Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.

Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades