Siran
EXPÔ ARAÇATUBA

02/07/2018- Máquinas e tratores antigos estarão expostos no Agro Siran


Com o intuito de contar a história do agronegócio da região, o Agro Siran terá uma exposição com cerca de dez máquinas e tratores antigos. “A ideia surgiu porque muitos produtores conservaram esses implementos em propriedade de geração em geração e guardam como recordação. Será uma oportunidade de resgatar nossa história”, diz o presidente do Siran, Fábio Brancato.

Entre os apreciadores de tratores antigos está o Denilton Carlos de Carvalho, sócio-proprietário da empresa D. Carvalho, loja representante da marca John Deere em Araçatuba. Dois tratores da loja estarão expostos durante os dez dias. Um deles é o modelo M, de 40 cavalos, à gasolina, dois cilindros, fabricado em 1952, nos Estados Unidos. Ele conta que adquiriu o trator em Pereira Barreto, com o Paulo Yamamoto, no qual mantinha a relíquia que era de seu avô, há cerca de quatro anos.

“Ele importou na época para cultivo de algodão. Então ele tem uma história e o ex-dono foi muito resistente em vendê-lo. Mas ele concordou, porque assumi com ele que não ia comprar para comercializar, que iria restaurar e não venderia por preço nenhum”, compartilha Carvalho.

O processo de restauração foi quase artesanal. Quando o antigo dono pôde ver o resultado final, ficou até emocionado, pois tinha sido o primeiro trator em que ele aprendeu a dirigir, conta o empresário. A D.Carvalho realizou toda a restauração da máquina, inclusive, a importação das peças para funcionamento. Normalmente o veículo fica exposto logo na entrada na loja.

EVOLUÇÃO

Resgatar histórias como essa ajuda a refletir sobre a evolução no campo. Para Carvalho, cada vez mais as inovações tecnológicas vêm contribuindo para melhorar a produtividade e baixar custo. “Ela não é uma coisa barata, mas se paga, porque a tecnologia que existe nos equipamentos promove uma maior pulverização, distribuição de sementes e adubos, então, quem não usar, vai ficar para trás”, acredita.

Nos anos 50, quando o modelo surgiu, ele substituía um cavalo, um boi que puxava um arado. Atualmente, é possível encontrar tratores com piloto automático, que não chegam a ser autônomos, porque o operador que posiciona o maquinário, mas a automação está muito próxima de ser alcançada.

O outro trator que a empresa levará para a exposição é do mesmo modelo, porém, em vez de ter pneu, possui um conjunto de esteiras metálicas. O ano de fabricação também é 1952.

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades