Siran
EXPÔ ARAÇATUBA

02/07/2018- Orquidário terá maior espécie do mundo


No Agro Siran terá espaço especial para os consumidores e apreciadores conhecerem mais de 30 espécies de orquídeas

A orquídea é uma das plantas mais desejadas pelos apaixonados por flores. De beleza singular, algumas espécies encantam pelo colorido, pela formação exótica; outras, pela raridade e delicadeza.

No espaço Agro Siran, na 59ª Exposição Agropecuária de Araçatuba, haverá uma área especialmente dedicada aos apreciadores e consumidores. Serão aproximadamente 30 amostras de diferentes espécies e cerca de 300 plantas para vendas. Além disso, terá a comercialização de acessórios específicos para o cultivo, adubos, substratos e inseticidas naturais.

Luiz Henrique Felisberto Garcia, da empresa Orquiviva, de Rio Claro, e Vilberto Guidi, da Vico Orquídeas, de Jundiaí, serão os expositores.

O empresário da Orquiviva conta que cultivar a planta tem um significado especial. “Elas são muito importantes para minha vida, porque mudaram minha maneira de ser, com o desafio de fazê-las viver. Porque, às vezes, pego uma mudinha quase morrendo, cuido, faço ela voltar a florir e isso me traz satisfação”, compartilha o orquidófilo.

Antes de empreender no ramo de plantas, no qual está há 11 anos, Garcia era representante comercial e tinha o cultivo de orquídeas como um hobby, mas a paixão cresceu tanto que resolveu abrir uma loja especializada.

Além de comercializar, ele também é colecionador de espécies raras e acredita que os colecionadores desempenham papéis importantes para a preservação da espécie. “Existem plantas com dificuldades para reprodução, então eles são válidos por causa disso, porque ajudam para a não extinção”, afirma.

Entre os destaques que a Orquiviva mostrará estão a Gramatophyllum speciosum, tida como maior espécie de orquídea do mundo, as apaixonantes Cattleyas walkerianas, micro-orquídeas e várias outras raras de sua coleção.

Garcia conta que as mais pedidas do momento são as micro-orquídeas e que elas estão na moda porque ocupam pouco espaço e possuem raízes pequenas.

Um dos maiores desafios para quem está começando a cultivar é o manejo adequado. Para isso, o especialista dá algumas dicas: orquídeas floridas devem ser molhadas apenas uma vez por semana, nunca devem ter água parada no vaso e nunca devem ficar ao sol das 12h às 14h.

É a primeira vez que o produtor virá para Araçatuba. Quem quiser receber mais dicas e orientações sobre os cuidados, poderá conferir a exposição de 12 a 15 de julho, a partir das 10h.

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades