Siran
Notícias

14/07/2023- Processamento caseiro de banana é tema de curso gratuito em Buritama


Torta de carne seca, bolo de banana com a casca, ceviche, farofa e pudim foram algumas receitas ensinadas no curso Processamento Caseiro de Banana, realizado entre os dias 11 e 12 deste mês, em Buritama (SP).

 

Promovido pelo SIRAN, em parceria com o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo), com apoio da prefeitura local, a ação ministrada pela instrutora Cleide Viana Soares contou com 17 produtores rurais que tiveram 16 horas/aula, divididas em dois dias.

 

Durante o evento, os alunos aprenderam técnicas de preparação da fruta e consumo da fruta não apenas in natura, mas a confecção de seus derivados, receitas em conserva, receitas doces e salgadas, benefícios da fruta para a saúde física e mental.

 

“O curso de processamento caseiro de banana proporciona ao produtor rural a diminuição do desperdício, confecção dos derivados da fruta, variação da dieta alimentar, diminuição da pressão arterial, ajuda a combater o estresse, entre diversos benefícios que a fruta pode oferecer para o dia-a-dia”, destaca Cleide.

 

A ação faz parte da área de Promoção Social do Senar-SP, e visa ensinar a confecção da fruta com expectativa de ganho econômico ao produtor rural, valorizando a cultura e hábitos alimentares, possibilitando melhoria da saúde e qualidade de vida.

 

Os interessados em participar das ações do SIRAN e do Senar-SP devem ligar ou enviar WhatsApp para a entidade, no telefone (18) 3607-7826 ou no celular (18) 98826-5100, e falar com Carlos Belluzzo ou Priscila Turello.

 

O SIRAN

 

Criado em 25 de outubro de 1942, o SIRAN é fruto do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.

 

Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.

Fonte: Marcelo Teixeira

Compartilhe:

Cadastre seu e-mail e receba novidades